Dicas de conservação para calçado de segurança

Publicado em: 27.04.2009 Por Treventos

O calçado de segurança e feito de pele bovina, couro, e para que tenha uma maior durabilidade são necessários certos cuidados tipo:

- Utilizar produtos apropriados como a graxa que serve como hidratante para o couro e tem como objetivo manter um filme contínuo de cera sobre o cabedal, a fim de proteger a superfície.

- Limpe-o regularmente.

- Remova toda sujeira que fica pregada no calçado, com um pano úmido e deixe secar naturalmente, jamais secar o seu calçado junto a fontes de calor como secadoras, fogões, etc.

- Utilize sempre o tipo de calçado adequado para cada tipo de trabalho a ser desempenhando. Caso contrario a vida ultil do mesmo estará seriamente prejudica , assim como a segurança do usuário.

- Usar o número ideal para os seus pés, número maior ou menor podem causar desconforto, calos e diminuir a vida útil do mesmo.

- Limpar internamente antes de calçá-lo.

- Não transformar o calçado em chinelo.

- Sempre manter o cadarço do calçado de segurança bem atado para que o mesmo fique bem firme no pé do usuário.

- É bastante importante do uso de meias ou meioes.

- Estocar em lugar ventilado com pouca incidência de luz e nunca por prazo superior a 180 dias. É sempre bom lembrar que como qualquer outro produto, e ate mesmo como nos, o calçado de segurança na medida que esta sendo utilizado envelhece , muda de aparência e sua durabilidade esta intrinsecamente ligada ao tipo de utilização que ele esta tendo , com os cuidados que ele esta recebendo e de se esta adequado ao usuário. A escolha correta do calçado na hora da compra determinará, em parte, a sua durabilidade e o seu desempenho ao longo do tempo

- Um calçado apertado demais, por exemplo, gastará mais depressa devido às pressões extras a que serão submetidos os seus materiais e componentes.

- O uso incorreto de calçado acarretará o seu desgaste prematuro e o aparecimento de defeitos que poderiam ser perfeitamente evitados se cada modelo fosse usado unicamente para o fim a que se destina. Mas por um outro prisma, um calçado bem conservado com produtos adequados aos materiais que o compõe, limpo periodicamente e de forma apropriada, consertado logo que o primeiro problema aparece e conservado, terá com certeza maior vida útil e mantendo seus aspectos e as suas qualidades por muito mais tempo.

 

Fonte: www.recamonde.com.br

Leia também

Produtos