Blog

Projeto “Abril Verde” reforça conscientização sobre acidentes de trabalho

24 abril 2015

Pela primeira vez em Araguari, iniciativa desenvolve ação conjunta entre secretarias
A cada duas horas, em média uma pessoa perde a vida em razão de acidentes de trabalho. Em apenas um dia, 12 trabalhadores não retornam para suas casas, vítimas de fatalidades no emprego. Para ajudar a controlar essa situação, uma ação conjunta é desenvolvida durante todo o mês em Araguari.
As atividades integram o projeto “Abril Verde”, que pela primeira vez chega ao município. Assim como a “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, as quais reforçam a prevenção ao câncer de mama e próstata, respectivamente, o objetivo é que a iniciativa ganhe destaque no calendário local.
De acordo com a prefeitura, cada secretaria deve verificar se os trabalhadores realizaram exames periódicos, evitando não apenas acidentes, como doenças ocupacionais, causadas principalmente por extensos exercícios desempenhados durante o expediente. Além de todas as pastas do Executivo, a iniciativa envolve da Procuradoria, Controladoria, Pronto Socorro Municipal, Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), bem como o SESMT (Setor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
Desde 2003, o tema é levantado anualmente pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril. A data, instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), lembra a trágica explosão numa mina dos Estados Unidos em 1969, quando 78 pessoas perderam a vida.
No Brasil, mais de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) é gasto com segurança, saúde e previdência social. Os registros de aposentadoria por invalidez chegam a superar os índices de contribuição.
Há dois anos, três pessoas se envolveram em graves acidentes de trabalho em menos de uma semana em Araguari. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros ressaltou que a maioria das solicitações de atendimento se remete aos imprevistos em obras de construção civil. Apesar de várias empresas deterem equipamentos de segurança, muitos profissionais abrem mão dos materiais, por falta de mobilidade.
Para reverter essa cultura, iniciativas como a “Abril Verde” pretendem reforçar o comportamento e a conscientização durante o expediente. O projeto detém a missão de estimular atividades, debates e eventos durante todo o mês no município.

 FONTE: Gazetado Triangulo 

Fonte: Projeto “Abril Verde” reforça conscientização sobre acidentes de trabalho